Cadastramento biométrico: agendamento será pela internet

O atendimento para o recadastramento biométrico dos eleitores em João Pessoa estão acontecendo na Central de Atendimento ao Eleitor, que funcionar no Fórum Eleitoral

Poder | Em 03/08/13 às 08h20, atualizado em 03/08/13 às 08h24 | Por Adriana Rodrigues Jornal Correio da Paraíba
Divulgação
Sistema biométrico

O atendimento de eleitores para o recadastramento biométrico em João Pessoa só será feito, a partir da próxima terça-feira, exclusivamente, mediante o agendamento pela internet. A medida foi tomada pela Justiça Eleitoral da Paraíba como forma de oferecer maior comodidade e conforto aos eleitores, além de evitar filas quilométricas, que vinham causando transtornos e tumulto para o atendimento.
De acordo com Viviana Targa, coordenadora de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o agendamento prévio para atendimento nos postos de atendimento para recadastramento biométrico deverá vigorar até a contratação de 130 servidores temporários para atuar no processo, sendo 80 para João Pessoa e 50 para Campina Grande, que está previsto para o final de setembro.
Contratação
“Até a contratação desse pessoal, que garantirá a abertura de mais 80 guichês na Central de Atendimento ao Eleitor, todo o atendimento em João Pessoa só será feito mediante o agendamento prévio, justamente para evitar os transtornos aos eleitores, mais comodidade e agilidade”, afirmou a coordenadora.
O atendimento para o recadastramento biométrico dos eleitores em João Pessoa estão acontecendo na Central de Atendimento ao Eleitor, que funcionar no Fórum Eleitoral da Capital, na Rua Odon Bezerra nº 309 - Tambiá; na Casa da Cidadania de Mangabeira, na Rua Elias Pereira de Araújo, s/n (ao lado do Mercado Público) - Mangabeira; na Câmara Municipal de João Pessoa, na Rua Rodrigues de Aquino, 162 - Centro; e no Centro Adminstrativo da Prefeitura, na Rua Diógenes Chianca, 1777 - Água Fria. Nos próximos dias deverá ser aberto mais um posto na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Agendamento
Viviana Targa explicou que para efetuar o agendamento, o eleitor precisa apenas acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), clicar no link do “Recadastramento Biométrico”, em seguida entrar no “Sistema de Agendamento da Biometria”, preencher os dados pessoais e escolher o melhor dia e horário para o atendimento.
Já no dia do atendimento, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto, comprovante de residência e título de eleitor, se houver. Os homens maiores de 18 anos que forem tirar o título pela primeira vez devem apresentar, também, o certificado de quitação do serviço militar.
Transtorno para eleitores
A coordenadora da Cenatel-JP e também chefe de cartório da 70ª Zona Eleitoral, Alice Mesquita Coelho, explicou que a formação de longas filas nas primeiras horas da manhã se transformou em um transtorno para os eleitores da Capital e que a decisão deverá solucionar o problema. “Destinávamos a maior parte dos guichês para o atendimento espontâneo, mas como estamos tendo uma resposta muito positiva do atendimento por agendamento, a ampliação desta modalidade parece ser o melhor caminho, enquanto não contamos com pessoal suficiente para atender a demanda”, comentou.
Segundo Alice Coelho, o eleitor que faz o seu recadastramento biométrico através do agendamento tem saído do Cartório muito mais satisfeito, uma vez que é atendido no dia e horário escolhido por ele. “Com a destinação das vagas exclusivamente dessa forma, além de evitar filas, vamos oferecer um melhor atendimento aos eleitores”, afirmou.
Antes da medida, de vincular o atendimento ao agendamento prévio, a modalidade de agendamento havia sido esgotada até março do próximo ano. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Leonardo Lívio Angelo Paulino, que é responsável pela coordenação da campanha da biometria na Paraíba, desta forma foram abertas novas vagas, para quem não havia conseguido agendar, já que todos os horários estarão disponíveis para atendimento.

Atenção

Fechar