Carnaval 2014 deve levar um milhão de pessoas às ruas de João Pessoa

Carnaval terá 41 blocos do Folia de Rua, mais 40 agremiações que desfilam pelo Carnaval Tradição, 20 atrações do carnaval nos polos e cerca de 70 blocos alternativos de bairros

Shows | Em 13/02/14 às 18h23, atualizado em 14/02/14 às 01h05 | Por Redação
Portal Correio
Atrações confirmadas

Cerca de 1 milhão de foliões deve prestigiar o período carnavalesco em João Pessoa, que compreende o Carnaval Tradição e os blocos do Folia de Rua. A expectativa é da Prefeitura Municipal de João pessoa (PMJP), que realizou nesta quinta-feira (13), na sede da Fundação Cultural (Funjope), uma reunião para discutir estratégias para o planejamento do Carnaval 2014 – 'João Pessoa de todos os ritmos'.

Participaram do encontro representantes das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e do Meio Ambiente (Semam), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e dos blocos carnavalescos que vão desfilar na avenida Duarte da Silveira.

“No total são 41 blocos do Folia de Rua, mais 40 agremiações que desfilam pelo Carnaval Tradição, 20 atrações do carnaval nos polos e cerca de 70 blocos alternativos de bairros. O que dá uma ideia do trabalho de montar a estrutura de uma festa que cresce a cada ano”, afirma o diretor-adjunto da Funjope, André Coelho.

Na avenida Duarte da Silveira será realizado o desfile do Carnaval Tradição. A avenida Epitácio Pessoa é palco do Corredor da Folia, que tem um percurso de 2,3 quilômetros e onde passarão os principais blocos da prévia carnavalesca Folia de Rua. Esta será aberta no próximo dia 21, com o bloco Picolé de Manga.

Providências

Um dos assuntos discutidos na reunião foi à violência. A Seinfra está investindo na iluminação de 23 ruas que dão acesso ao Corredor da Folia, como forma de garantir mais segurança a quem passar pelo local. A Sedurb colocará agentes que atuarão diretamente na fiscalização. “Vamos proibir o acesso de ambulantes descredenciados ao perímetro da folia, em especial os que desrespeitarem a proibição da venda de bebidas engarrafadas”, ressalta o secretário-adjunto da Sedurb, José Gadelha Neto.

“Os policiais militares também vão coibir a entrada na festa de garrafas de vidro que podem ocasionar acidentes e ferimentos em brigas”, reforça o Coronel Jefferson, comandante do Policiamento da Região Metropolitana (CPRM).

Saúde de prontidão


Quatro estandes do Samu vão estar estrategicamente dispostos no trajeto da folia: na altura do antigo Posto 99, em frente ao Pão de Açúcar, na Subprefeitura de Tambaú e na esquina entre as avenidas Antônia Lyra e Epitácio Pessoa.

“Todos vão estar equipados com estrutura de UTI e dotados de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, sem contar as unidades descentralizadas e as motolâncias para os dias de menor movimento”, informa a coordenadora-geral do Samu, Nicole Debbaudt.

Para que todo o cronograma da festa seja cumprido em relação a mobilidade e a segurança, os representantes dos blocos se comprometeram a respeitar os horários de saída dos trios. “Esses acordos intersetoriais, a exemplo de hoje, referendam o sucesso dos últimos eventos culturais que a Prefeitura vem realizando, num clima de tranquilidade e segurança perceptível por toda a população”, destacou André Coelho.

Atenção

Fechar